Você é o médico responsável pelo alojamento conjunto de uma maternidade municipal e se depara com um recém-nascido a termo, parto vaginal e com peso de nascimento de 3.450 g, em seu primeiro dia de vida. Paciente apresenta exame clínico sem alterações significativas e encontra-se com boa aceitação do aleitamento materno exclusivo. Ao verificar carteira de pré-natal, você percebe que a mãe apresenta sorologia para toxoplasmose negativa, em coleta realizada no segundo trimestre, e positiva, em coleta realizada no terceiro trimestre de gestação. Diante do descrito, assinale a assertiva que é considerada CORRETA neste momento:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Voce-e-medico95769958ef
A
Recomenda-se coleta de teste sorológico da criança e, frente a resultado negativo, afasta-se a possibilidade de infecção perinatal.
B
Caso confirmada a infecção perinatal por toxoplasmose, o paciente deverá receber tratamento medicamentoso com sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico por até 6 meses.
C
Caso confirmada a infecção perinatal por toxoplasmose, devemos ficar atentos às possíveis complicações tardias que o recém-nascido pode apresentar, dentre elas a cardiopatia congênita é a mais frequente.
D
Recomenda-se coleta de testes sorológicos da mãe e recém-nascido, além de avaliação adicional inicial com hemograma completo, fundoscopia ocular e ultrassonografia transfontanelar.