Você está atendendo em uma UBS. Paciente de 23 anos procura atendimento para “rotina ginecológica”. Teve a menarca aos 12 anos e sempre teve ciclos irregulares. Passa longos períodos sem menstruar, mas nunca se preocupou, pois não tinha iniciado atividade sexual. Há 2 anos, está em um relacionamento e teme engravidar, pois o parceiro passou a se recusar a usar preservativo. Ao exame físico, apresenta PA 140/80 mmHg, IMC 31,6 kg/m², acne leve em mento e região submandibular. Exame de mama ginecológico sem alterações.
Seis anos depois, ainda na mesma UBS, você tem a oportunidade de atender novamente a mesma paciente, que agora está com 29 anos, casou-se recentemente e há 6 meses tenta engravidar. Ela mantém o mesmo padrão menstrual (ciclos irregulares) e o mesmo peso de 6 anos atrás. A pressão mantém-se estável, mesmo sem o uso de anti-hipertensivos. A respeito do caso, considere as seguintes afirmativas:
1. Como a paciente é jovem, são suficientes as orientações para que tenha hábitos de vida saudáveis e mantenha as tentativas de gravidez por mais 6 meses, pois ainda é precoce abordá-la como uma paciente infértil.
2. A paciente deve ser orientada a perder peso e iniciar o uso de ácido fólico.
3. A paciente já deve ser abordada sobre infertilidade, justificada pelo quadro de anovulação crônica.
4. Caso o espermograma do esposo e a avaliação tubária sejam normais, pode-se prescrever letrozol 5 mg/dia, do 2º ao 5º dia do ciclo menstrual.
Assinale a alternativa correta.