Você está no plantão de pediatria na UPA e atende a um recém-nascido com 15 dias de vida que iniciou febre (dois picos de 37,9ºC e 38,2ºC nas últimas 24 horas) que cedeu após uso de antitérmico. Sem outras queixas. A mãe nega alterações durante a gestação. A criança nasceu de parto vaginal, a termo, com peso de 3.000 gramas e comprimento de 50 cm. Recebeu alta com 36 horas. Ao exame físico: bom estado geral, afebril no momento, corado, hidratado, acianótico, boa perfusão capilar, otoscopia e oroscopia sem alterações. Sons respiratórios normais. FR = 45 irpm. RCR2T, BNF sem sopros. FC = 130 bpm. Abdome sem alterações. A conduta mais adequada neste caso é:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2018
Residência (Acesso Direto)
Voce-esta-planta1152e006666
A
Internar para realização de hemograma, exames de urina (rotina, GRAM de gota e urinocultura), hemocultura e punção lombar.
B
Internar para observação rigorosa e realização de exames somente em caso de piora do estado geral, ou febre persistente.
C
Orientar observação domiciliar rigorosa e retorno se surgimento de novos sintomas ou ausência de melhora do quadro em 72 horas.
D
Solicitar exames de urina (rotina e Gram de gota), e orientar retorno no dia seguinte para reavaliação, ou antes em caso de piorar.