Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Voce-esta-unidade116697f489d
Você está em uma unidade de atenção primária de saúde atendendo um lactente de 12 meses de idade. O paciente vinha evoluindo bem, com cartão de vacina em dia e testes de triagem neonatal sem alterações. Há quatro meses iniciou diarreia, com eliminação de fezes volumosas, semilíquidas ou pastosas, 4 a 5 vezes ao dia, sem muco ou sangue, algumas vezes com resto alimentar. Concomitantemente, houve redução do ganho ponderal. Recebeu aleitamento materno até os seis meses de vida, e, a seguir, foram introduzidos alimentos em geral, incluindo leite de vaca e glúten. Resultados de exames: anemia ferropriva leve, hipoalbuminemia discreta, pesquisa de leucócitos nas fezes positivo. Baseando-se no caso descrito, é considerada ERRADA a alternativa:
A
A presença de leucócitos nas fezes é um exame inespecífico e pode ser indicativo de ocorrência de processo inflamatório do intestino, podendo ser observada em várias afecções.
B
Fezes volumosas e de aspecto mais claro sugerem acometimento de intestino delgado, enquanto a presença de muco ou sangue geralmente provém de afecções do cólon.
C
Marcadores bioquímicos podem auxiliar a avaliar o grau de desnutrição e a indicar o tipo de abordagem terapêutica e nutricional a ser adotada.
D
O teste de retirada da proteína do leite de vaca e seus derivados da dieta, por quatro semanas, pode permitir o diagnóstico, sem necessidade do teste de provocação oral.