Você já acompanha há 6 meses uma paciente portadora de neoplasia de mama avançada com metástases cerebrais na sua unidade de saúde. Nos últimos meses, ela evoluiu refratária as medidas oferecidas e agora encontra-se totalmente dependente para atividades básicas e limitada ao leito. No dia de hoje, ela evolui com quadro de pneumonia aspirativa, complicada com quadro de insuficiência respiratória e renal. Sobre os cuidados a serem oferecidos a essa paciente, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Voce-ja-acompanha-ha-67275c23d61
A
Por esse paciente ser portador de moléstia crônica e incurável, o médico não deverá seguir na assistência, devendo ser transferida para cuidado de fim de vida conduzido por equipe especializada.
B
Todas as medidas disponíveis a fim de manter a paciente viva pelo maior tempo possível devem ser empregadas, incluindo hemodiálise, intubação orotraqueal, drogas vasoativas e até mesmo ressuscitação cardiopulmonar uma vez que o Artigo 42 do código de ética médico é claro em pontuar que existe ilegalidade em qualquer medida que abrevie a vida do paciente.
C
A melhor medida para abreviar o sofrimento da paciente seria infusão de 30mL de solução de cloreto de potássio por via intravenosa, uma vez que o quadro é considerado irreversível e o artigo 44 do código de ética médico prevê que é dever do médico evitar qualquer forma de sofrimento em pacientes em estado terminal.
D
Como o paciente apresenta uma doença avançada e incurável, todas as medidas possíveis devem ser empregadas a fim de garantir a distanásia ao paciente.
E
O médico não deve empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou a de seu representante legal.