Você trabalha como médico(a) em uma Unidade de Saúde da Família e está fazendo uma visita domiciliar a uma família composta pelo pai, a mãe e 1 filho de 11 anos. Você observa que a criança não recebeu o reforço da vacina dT, que deveria ter sido dada aos 10 anos, e pergunta aos pais por quê. Eles lhe respondem que acreditam que, se as demais crianças da escola forem todas vacinadas, indiretamente, o seu filho estará protegido. Sendo assim, preferem não expor a criança à dor e ao desconforto causados por essa vacina. Com base nos seus conhecimentos sobre imunização, assinale a resposta mais adequada a ser dada a esse casal.
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Voce-trabalha-como113d3ae67e7
A
Você concorda com a observação do casal sobre o fenômeno ""imunidade de rebanho"", mas alerta-os que a criança poderá encontrar pessoas doentes fora do ambiente da escola.
B
Você discorda da observação do casal sobre o fenômeno ""imunidade de rebanho"", mas aceita a opinião dos pais e a sua liberdade de escolher o que acreditam ser melhor para seus filhos.
C
Você concorda com a observação do casal sobre o fenômeno ""imunidade de rebanho"", mas os esclarece que se muitos pensarem da mesma forma, a proteção pode deixar de existir.
D
Você discorda da observação do casal sobre o fenômeno ""imunidade de rebanho"" e os esclarece que se a criança não for vacinada, ela não estará protegida contra as doenças alvo dessa vacina.