Você trabalha em um pronto socorro de um hospital terciário. Durante seu plantão, chega à porta uma mãe trazendo seu filho. Relata que o filho tem 12 anos de idade e iniciou, logo após uma refeição em um restaurante, há aproximadamente 30 minutos, com dificuldade respiratória progressiva, tosse, “chiado”, inchaço nos olhos, língua e lábios, bem como com placas cutâneas eritematosas. Paciente com histórico de alergia alimentar a amendoim. Ao exame, o paciente encontra-se cianótico, com frequência respiratória de 40 mrm, estridor laríngeo, uso de musculatura acessória.
Considerando o caso, analise as assertivas.
I. Tendo em vista o risco de erro de medicação e eventos adversos, as medicações devem ser prescritas na forma escrita para administração.
II. Para a administração dos medicamentos de primeira linha, o médico deve dar verbalmente a ordem completa, o que recebe a ordem deve repeti-la em voz alta e o que deu a ordem deve confirmar as informações.
III. A epinefrina é medicamento de primeira linha para o caso, e para diferenciá-la da norepinefrina, utilizam-se letras maiúsculas e negrito diferenciando parte do nome.
IV. A epinefrina é um medicamento de primeira linha para o caso e, considerando-se tratar de medicamento potencialmente perigoso, sua guarda é restrita à farmácia hospitalar.
Estão CORRETAS as assertivas: