Questão
SP - PUC Sorocaba
2019
Residência (Acesso Direto)
W-S-33-anos-casada-e83651a6c70
W.S., 33 anos, casada, é multigesta-nulípara, pois já engravidou 4 vezes, mas nunca conseguiu levar a gestação além das 14 semanas. Há cerca de 1 ano tem sangramento uterino anormal, com aumento de volume de sangramento e duração das menstruações, além de muitas dores durante o sangramento. Percebe também polaciúria, redução da capacidade vesical e incontinência urinária de esforço. Ao exame clínico, além de sinais evidentes de anemia, ela apresenta aumento volumétrico do útero, que está irregular. 

Selecione entre as alternativas abaixo a CORRETA:
A
 Uma das hipóteses pertinentes será a leiomiomatose uterina, sendo o uso do agonista de gonadorrelina uma alternativa terapêutica para o caso em questão
B
 Não há como se excluir que a paciente W.S. tenha síndrome dos ovários micropolicísticos, que será tratado com ooforoplastia.
C
 Muito provavelmente a causa deste desarranjo menstrual encontra-se no acrônimo ‘COEIN’, da classificação das causas de sangramento uterino anormal da FIGO.
D
 A paciente pode ser portadora de um sarcoma uterino, diagnóstico que poderá ser facilmente realizado pela ultrassonografia transvaginal.