Em relação à Portaria nº 2616 de 1998, que define alguns conceitos sobre infecções comunitárias e hospitalares, é INCORRETO afirmar que:
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2016
Residência (Acesso Direto)
a-Portaria-no-2616211bf6633c
A
Para definir infecção hospitalar, a manifestação clínica deve ocorrer no período de internação limitado à data de saída hospitalar do paciente.
B
A infecção é comunitária quando está associada à complicação, ou extensão, da infecção já presente na admissão, a menos que ocorram sinais ou sintomas, fortemente, sugestivos da aquisição de nova infecção.
C
A infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida, ou foi comprovada e evidenciada logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS) é classificada como comunitária.
D
Quando o período de incubação da doença não for conhecido e na ausência de evidência clínica/laboratorial de infecção, no momento da internação, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 horas após a admissão.
E
Infecção comunitária é aquela constatada, ou em incubação, no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior.