Em relação à abordagem da vítima de trauma, leia os cenários abaixo, seus respectivos conceitos e julgue cada assertiva em verdadeiro (V) ou falso (F).
I – Homem de 27 anos, vítima de acidente automobilístico, deu entrada na sala vermelha da UPA consciente, orientado, relatando dor abdominal mais acentuada em hipocôndrio direito. Ao exame físico: vias aéreas pérvias; murmúrio vesicular simétrico bilateralmente sem ruídos adventícios; descorado (++ / 4+), pressão arterial (PA) 90 X 55 mmHg, FC 128 bpm. Foi realizada, imediatamente, ressuscitação volêmica com infusão de 1 litro de cristaloide. Subsequentemente, o paciente evoluiu com estabilidade hemodinâmica sendo realizada tomografia computadorizada de abdome que demonstrou hematoma subcapsular no segmento VI e laceração no segmento VII de 06 cm de extensão e 04 cm de profundidade, com líquido peri-hepático e na goteira
parietocólica direita, em pequena quantidade. A conduta é laparotomia exploradora.
II – No trauma duodenal grau III, ocorre laceração de 50 a 75% da segunda porção duodenal ou maior que 50% nas demais porções, sendo fundamental o tratamento cirúrgico pela cirurgia de Vaughan, que consiste em duodenorrafia e exclusão pilórica, por gastrojejunostomia.
III – Homem vítima de ferimento por arma branca em flanco esquerdo foi submetido à laparotomia exploradora cerca de 3 horas depois da agressão. No ato cirúrgico, foi observada lesão de sigmoide com 4,7 cm de comprimento. Tendo isto em vista, a conduta mais apropriada é a correção pela técnica de Hartmann.
IV – Homem, 38 anos de idade, foi admitido no Setor de Emergência do Hospital Universitário vítima de atropelamento automobilístico. Não evoluiu com amnésia nem rebaixamento do nível de consciência, manteve estabilidade hemodinâmica, mas possuía uretrorragia. Foram realizadas radiografias, evidenciando fratura de bacia. Relata sensação de plenitude vesical, contudo não consegue urinar após o acidente. Possui hematoma perineal. A uretrografia retrógada é o exame mais específico para avaliação da uretrorragia e o local mais provável desta lesão é a uretra membranosa.