Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2020
Residência (Acesso Direto)
a-doenc-renal-diabetes14371538d8
Em relação à doença renal do diabetes e seu tratamento, é correto afirmar que
A
é um processo multifatorial, que envolve associação entre lesão mecânica, disfunçãocelular e fibrose. A albuminúria não se correlaciona com o risco cardiovascular, sendo unicamente um marcador fisiopatológico.
B
o tratamento envolve redução de risco cardiovascular, controle glicêmico e pressóricoe bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona, com o objetivo de reduzir a pressão intraglomerular.
C
não há relação entre a hemoglobina glicada e os desfechos microvasculares. Ametformina não pode ser usada se houver alteração de função renal em qualquer grau e os inibidores do SGLT-2 restabelecem o feedback túbulo--glomerular com consequente redução da pressão intraglomerular.
D
o controle pressórico é fundamental, sendo importante o uso de medicações quebloqueiem o sistema renina- -angiotensina-aldosterona. O mecanismo de ação está na vasodilatação da arteríola aferente e vasoconstrição da arteríola eferente, culminando na redução da pressão intraglomerular.