Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar, EXCETO:
Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2019
Residência (Acesso Direto)
a-fisiopatologia-pre9b0785aa8
A
A endoteliose capilar glomerular é a lesão mais característica da toxemia. A patogênese da proteinúria envolve essencialmente a endoteliose capilar glomerular.
B
Na gravidez normal, a taxa de filtração glomerular renal (TFG), aumenta cerca de 40 a 60% no 1 o trimestre, resultando em queda nis níveis de ureia, creatinina e ácido úrico sanguíneos. Na pré-eclâmpsia, a TFG aumenta entre 30 a 40% em relação aos valores não gravídicos.
C
O vasospasmo é o responsável pela hipertensão e leva à lesão vascular generalizada, que, junto à hipóxia dos tecidos, conduz à necrose hemorrágica de diversos órgãos.
D
Particularmente no síndrome HELLP há necrose hemorrágica periporta, com depósitos de material fibrinoide nos sinusóides hepáticos e aumento das enzimas hepáticas. Raramente ocorre hemorragia intra-hepática, com hematoma subcapsular, responsável pela dor no quadrante superior do abdome, e que dificilmente se rompe.
E
Até pouco tempo, considerava-se a convulsão da eclâmpsia como decorrente de vasospasmos cerebral e isquemia. Atualmente, sabe-se que a causa primária da lesão cerebral é a pressão de perfusão elevada (encefalopatia hipertensiva). Esse aumento de perfusão cerebral conduz a barotrauma cerebrale edema vasogênico.