Em relação à produção de testosterona, androstenediona e estradiol após a menopausa, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
RS - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
2025
Residência (Acesso Direto)
a-produca-testosterona16890e647c
A
A produção de testosterona decresce aproximadamente 25% após a menopausa. A maior parte da androstenediona pós-menopáusica é derivada da glândula suprarrenal, com apenas uma pequena quantidade secretada pelo ovário. O nível circulante de estradiol após a menopausa é de, aproximadamente, 10- 20pg/mL, e sua maior parte é derivada da conversão periférica da estrona.
B
A produção de testosterona aumenta em aproximadamente 50% após a menopausa. A maior parte da androstenediona pós-menopáusica é derivada dos ovários, e o nível circulante de estradiol após a menopausa é praticamente indetectável, sendo 5% derivado da conversão periférica da estrona.
C
A produção de testosterona praticamente não se modifica após a menopausa, por ser sempre baixa, sendo sua maior parte derivada da glândula suprarrenal, com apenas uma pequena quantidade secretada pelo ovário. A maior parte da androstenediona pós-menopáusica é derivada dos ovários. O nível circulante de estradiol após a menopausa é de, aproximadamente, 10-20pg/mL, e sua maior parte é derivada da conversão periférica da estrona.
D
A produção de testosterona aumenta em aproximadamente 25% após a menopausa. A maior parte da androstenediona pós-menopáusica é derivada dos ovários, e o nível circulante de estradiol após a menopausa é praticamente indetectável, sendo 5% derivado da conversão periférica da estrona.