Questão
MS - Comissão Estadual de Residência Médica do Mato Grosso do Sul - CEREM
2014
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
a-remoca-inter99dd9d8c8
Em relação à remoção inter-hospitalar, assinale a alternativa incorreta:
A
Pacientes com risco de vida não podem ser removidos sem a prévia realização de diagnóstico médico, com obrigatória avaliação e atendimento básico respiratório e hermodinâmico, além da realização de outras medidas urgentes e específicas para cada caso.
B
Pacientes graves ou de risco devem ser removidos acompanhados de equipe composta por tripulação mínima de um médico, um profissional de enfermagem e motorista, em ambulância de suporte avançado. Nas situações em que seja tecnicamente impossível o cumprimento desta norma, deve ser avaliado o risco potencial do transporte em relação à permanência do paciente no local de origem.
C
Antes de decidir a remoção do paciente, é necessário realizar contato com o médico receptor ou diretor técnico no hospital de destino, e ter a concordância do(s) mesmo(s).
D
Todas as ocorrências inerentes à transferência devem ser registradas no prontuário de destino.
E
Todo paciente removido deve ser acompanhado por relatório completo, legível e assinado (com número do CRM), que passará a integrar o prontuário no destino. Quando do recebimento, o relatório deve ser também assinado pelo médico receptor.