Em relação à varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox, considerando a situação epidemiológica, qual a melhor maneira de identificar os casos suspeitos de acordo com a Organização Mundial de Saúde?
Questão
SP - Hospital da Aeronáutica de São Paulo - HASP
2023
Residência (Acesso Direto)
a-variola-macacos29f03cda53
A
Um caso suspeito é qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos é endêmica, se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, febre acima de 38,5ºC, linfonodos edemaciados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza e existir história de contato com outros doentes.
B
Um caso suspeito é qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica, se esse quadro for acompanhado por dor de cabeça, febre acima de 38,5ºC, linfonodos edemaciados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza.
C
Um caso suspeito é qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável, dor de cabeça, febre acima de 38,5ºC, linfonodos edemaciados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza independente do contexto epidemiológico.
D
Um caso suspeito é qualquer pessoa, de qualquer idade que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável, com dor de cabeça, febre acima de 38,5ºC, linfonodos edemaciados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza e PCR positivo.