O abscesso cerebral é uma infecção intracraniana que pode ocorrer após otite média, mastoidite, sinusite e infecção dentária, além de poder estar associada ao traumatismo craniano penetrante e procedimentos neurocirúrgicos. A respeito de seu tratamento, é correto afirmar:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2017
Residência (Acesso Direto)
abscesso-cerebral-e3835c80449
A
O tratamento ideal dos abscessos cerebrais é o uso de antibióticos parenterais, estando o tratamento cirúrgico indicado quando não há melhora após 48h de antibiótico.
B
O tratamento empírico do abscesso cerebral adquirido na comunidade por um paciente imunocompetente costuma incluir cefalosporina de primeira geração e aminoglicosídeo.
C
Todos os pacientes devem receber antibioticoterapia parenteral por 4 semanas e o tratamento prolongado (6 a 8 semanas) está indicado para aqueles pacientes com abscesso não encapsulado (cerebrite).
D
O tratamento profilático com anticonvulsivantes está indicado apenas para os pacientes que foram submetidos à drenagem cirúrgica.
E
O tratamento com anticonvulsivante nos pacientes com abcesso cerebral deve ser continuado por no mínimo 3 meses após a resolução do abcesso e as decisões acerca da sua suspensão devem ser baseadas no eletrocefalograma.