O acompanhamento pré-natal de qualidade é essencial para a saúde materno e fetal. Entre os objetivos dessa assistência está diagnosticar ou confirmar doenças maternas pré-existentes. O exame clínico completo é imprescindível na primeira consulta pré-natal para a garantia desse objetivo. Você está atendendo uma gestante de 32 anos, G3P2, dois partos vaginais prévios. História de elevação de níveis pressóricos na última gestação há 2 anos, com uso de hipotensor até a data do parto. Hoje está com 6 semanas de amenorreia e teste rápido de gravidez positivo. Nega doenças prévias e uso atual de medicamentos. Tabagista - 3 a 5 cigarros por dia.Ao exame clínico identifica-se: IMC 30 Kg/m²; frequência cardíaca de 80bpm; frequência respiratória 20irpm; PA (sentada) 140x90mmHg; mucosas coradas e hidratadas; sem edemas; ausculta cardíaca e respiratória sem alterações; abdome normotenso sem visceromegalias; exame ginecológico com resíduo vaginal fisiológico, colo uterino epitelizado, útero pouco aumentado de tamanho, consistência gravídica. Diante desse caso assinale a MELHOR CONDUTA a ser adotada:
Questão
AL - Processo Seletivo Unificado - PSU
2019
Residência (Acesso Direto)
acompanhamento-pre1612b7dac9e
A
Iniciar metildopa 250mg, via oral de 12/12 horas e reavaliar em uma semana e orientar para interromper tabagismo.
B
Iniciar nifedipina de liberação prolongada 20mg, via oral, uma vez ao dia e reavaliar em uma semana e orientar
C
Orientar para interromper tabagismo e reavaliar em um segundo momento os níveis pressóricos para definição de diagnóstico.
D
Solicitar proteinúria de 24 horas, clearance de creatinina, dosagem sérica de ureia, creatinina e ácido úrico, eletrocardiograma e fundoscopia e reavaliar após os resultados dos exames.