De acordo com as Diretrizes Brasileiras para Pneumonia Adquirida na Comunidade, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) às afirmativas a seguir.
( ) A tomografia de tórax é o método de escolha na abordagem inicial, por sua ótima relação na detecção de gravidade, identificação de comprometimento multilobular e diagnóstico diferencial das etiologias alternativas.
( ) Na radiogra fia de tórax em incidência posteroanterior e em perfil, a classificação em padrões radiológicos, lobar, broncopneumonia e intersticial, é fundamental para a distinção entre os agentes infecciosos.
( ) Alterações radiológicas não devem ser indicativo de mudança no tratamento, desde que a melhora clínica esteja presente. A resolução completa pode levar até 6 semanas. Pacientes acima de 50 anos de idade tabagistas devem repetir a radiografia após esse período.
( ) A antibioticoterapia é, normalmente, iniciada de forma empírica, considerando os microrganismos mais prevalentes na população em questão. Um tratamento com duração menor que 10 dias em pacientes com doença moderada deve ser evitado pelo alto risco de indução à resistência.
( ) O pneumococo é um dos principais agentes relacionados à doença mais grave, por isso a importância da vacinação antipneumocócica. A vacina polissacarídea (Pneumo23) está recomendada para todos os pacientes acima de 65 anos de idade, bem como imunocomprometidos e moradores de instituições.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA.