Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
acordo-com-atual20c9781f17
De acordo com o atual arranjo organizativo do SUS, a Atenção Primária em Saúde deve cumprir três funções. São elas:
A
Primeiro contato – visa acolher e aproximar o usuário no acesso à rede de cuidado; Longitudinalidade – visa lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos ou grupos no decorrer de um período de anos; Integralidade – implica reconhecer as necessidades de saúde da população e os recursos para abordá-las.
B
Acessibilidade – visa garantir o acesso a todos os cidadãos aos serviços de saúde; Integralidade – propõe a compreensão do sujeito para além dos aspectos relacionados à sua doença; Continuidade – visa o acompanhamento longitudinal do sujeito ou família.
C
Centralidade na Família – remete ao conhecimento pela equipe de saúde dos membros da família e dos seus problemas de saúde; Abordagem familiar – permite que a equipe estabeleça um vínculo com o usuário e sua família; Orientação Comunitária – utiliza habilidades clínicas, epidemiológicas, ciências sociais e pesquisas avaliativas, para ajustar os programas para que atendam às necessidades específicas de saúde de uma população definida.
D
Resolução – visa responder à maioria dos problemas de saúde da população; Organização – visa organizar os fluxos e contra-fluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção; Responsabilização – visa responsabilizar-se pela saúde dos usuários em qualquer ponto de atenção à saúde em que estejam.
E
Epidemiológica – visa acompanhar e monitorar as principais doenças que acometem a população de determinada região; Vigilância – visa monitorar e fiscalizar as estruturas e recursos dos serviços; Controle social – visa, junto à população avaliar e regular a implementação das políticas públicas.