De acordo com o consenso de asma da SBPT 2012: Aproximadamente 50% das crianças apresentam, pelo menos, um episódio de sibilância nos primeiros anos de vida, sendo que a maioria delas não desenvolverá asma. Rotular precipitadamente como asmática uma criança com um ou dois episódios de sibiância leva ao uso desnecessário de medicamentos broncodilatadores e profiláticos. Por outro lado, a falta de diagnóstico pode retardar o tratamento. Com relação à asma em pacientes pediátricos, assinale alternativa CORRETA:
Questão
PB - Hospital de Emergência e Trauma Sen. Humberto Lucena - HEETSHL
2013
Residência (Acesso Direto)
acordo-com-consenso7760117b13
A
Cardiopatias, refluxo gastroesofágico, fibrose cística e encefalopatias crônicas estão entre os principais diagnósticos diferenciais.
B
A persistência de SPaO2 < 92% após tratamento inicial com broncodilatador é uma das indicações de hospitalização em crianças segundo o consenso de 2012.
C
Está contraindicado o uso de terbulatina/adrenalina SC em crises de exarcebação de asma em crianças.
D
A rinite alérgica está relacionada a quadros de asma em crianças, porém foi comprovada que a dermatite atópica não tem qualquer relação com os quadros de asma.
E
Os broncodilatadores de ação prolongada estão indicados para tratamento de crianças asmáticas pois seus efeitos são plenamente conhecidos e manejados em crianças menores.