De acordo com o relatório da OMS e UNICEF de 2008, mais de 800.000 crianças morreram vítimas de acidentes em todo o mundo... Calcula-se que, em 2020, esse número será 20% maior." A prevenção contra acidentes deve ser um tema sempre abordado nas consultas de puericultura pelo pediatra, em função dos dados alarmantes acima. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. Em relação aos acidentes por submerssão, o uso de boias de braço ou de cintura são boas medidas preventivas a serem orientadas na consulta pediátrica de lactentes e pré-escolares.
II. Intoxicações exógenas são frequentes, especialmente em crianças menores de 5 anos; devendo-se, dessa forma, aconselhar o não uso de remédios caseiros à base de plantas, sem orientação médica.
III. Desestimular o uso de andadores, pois estes podem levar a quedas, com potencial risco de traumatismo cranioencefálico.
IV. Em relação ao transporte seguro em automóveis, o uso de assento de segurança voltado para frente está indicado para crianças maiores de 1 ano, enquanto o assento de elevação é o dispositivo apropriado para crianças acima de 20-22 kg e até alcançar 145 cm de altura.