Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2016
Residência (Acesso Direto)
adenocarcinoma93519c92e
Em relação ao adenocarcinoma gástrico, assinale a alternativa CORRETA:
A
Conforme a extensão da linfadenectomia para tratamento cirúrgico do adenocarcinoma de estômago, a ressecção gástrica à "D2" envolve os linfonodos de drenagem primária (N1-e os do tronco celíaco, artéria gástrica esquerda, hepática comum, esplênica, do ligamento hepatoduodenal, intercavo-aórticos e raiz do mesentério.
B
A drenagem linfática do estômago está intimamente relacionada com a do baço, cerca de 40 a 55% dos pacientes com câncer gástrico apresentam doença linfonodal no hilo esplênico, portanto, justifica-se a esplenectomia profilática rotineira para ressecções curativas do adenocarcinoma gástrico.
C
Segundo a classificação de Lauren, o adenocarcinoma gástrico tipo difuso compromete pacientes mais idosos, pode estar associada ao tipo sanguíneo A, localizado frequentemente no corpo e fundo gástrico, determina metástases por disseminação linfática e transmural, histologicamente, tende a ser mal diferenciado. 
D
A tomografia por emissão de pósitrons (PET-scan) está rotineiramente indicada para o estadiamento pré-operatório do câncer gástrico, devido ao elevado risco de metástases ósseas precocemente identificadas nos estágios avançados do adenocarcinoma do estômago. 
E
Os fatores de risco associados com o desenvolvimento do câncer gástrico compreendem a infecção por H. pylori, idade avançada, obesidade, tabagismo, gastrite atrófica crônica, anemia perniciosa e doença de Ménétrier.