A aderência anormal da placenta no miométrio é chamada de acretismo placentário, sendo conhecidos três tipos: acreta em que há adesão da placenta ao miométrio, increta aquela que invade o miométrio e percreta aquela que atinge a serosa uterina e, por vezes, pode chegar a órgãos adjacentes como bexiga, ureter e intestino. Este quadro obstétrico está associado a importante morbimortalidade materna, em decorrência de hemorragia intraparto relevante. O seu diagnóstico pré-natal é essencial para diminuir a morbimortalidade materna. Em relação aos fatores de risco e diagnóstico pré-natal do acretismo placentário, é CORRETO afirmar que:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2024
Residência (Acesso Direto)
aderencia-anormal94f36055a1
A
A ressonância magnética com contraste (gadolíneo) é recomendada para as pacientes com placenta prévia e cesariana anterior.
B
A ressonância magnética é recomendada nos casos de placenta prévia com predomínio posterior.
C
A ultrassonografia pode ser solicitada em casos suspeitos de acretismo, mas o diagnóstico deve ser confirmado pela ressonância magnética.
D
O crescente aumento de gestações provenientes de fertilização in vitro é o que mais contribui para o aumento da associação placenta prévia e acretismo.