Questão
RJ - Fundação João Goulart - FJG
2012
Residência (Acesso Direto)
alimentaca-inadequada85a01c33d9
A alimentação inadequada na adolescência pode levar ao risco imediato, ou em longo prazo, de um desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, doença arterial coronariana, dislipidemias, obesidade, diabetes e osteoporose. Sabe-se que se trata de um hábito comum entre os adolescentes não realizar refeições, especialmente o café da manhã, e que o almoço e o jantar são substituídos por lanches ou refeições rápidas, compostos principalmente por embutidos, doces e refrigerantes. A orientação mais adequada do pediatra do atendimento de rotina aos adolescentes é:
A) 
A
Encaminhar para nutrólogo, a fim de que este organize um esquema nutricional mais saudável, direcionado especificamente ao adolescente.
B
Orientar os familiares a uma mudança para hábitos alimentares mais saudáveis, evitando a compra de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e carboidratos.
C
Realizar uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais, com menor teor de leite e maior quantidade de frutas e verduras.
D
Estimular a dieta livre e a prática de esportes regulares, já que restrições alimentares podem provocar prejuízos psíquicos, principalmente em meninas, podendo gerar emagrecimento excessivo e bulimia.