Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
alternativa-quanto-a1063bc48d8
Assinale a alternativa correta quanto à doença hemolítica perinatal (DHPN).
A
As gestantes aloimunizadas, com teste de Coombs Indireto (pesquisa de anticorposantieritrocitários) positivo com titulação superior ou igual a 1:8, devem realizar amniocenteses seriadas e análises espectrofotométricas do líquido amniótico, para o diagnóstico e acompanhamento de anemia fetal.
B
A condição para a aplicação da imunoglobulina anti-D na profilaxia da aloimunizaçãoRhD na gravidez é que a gestante seja Rh negativa, possua teste de Coombs Indireto (pesquisa de anticorpos antieritrocitários) positivo e o marido seja Rh positivo ou tenha tipagem indeterminada.
C
A medida do pico de velocidade sistólica (PVS) da artéria cerebral média (ACM) do fetopela dopplerfluxometria é um método não invasivo, seguro e eficaz no diagnóstico e acompanhamento da anemia fetal de gestantes sensibilizadas.
D
A velocidade máxima do ducto venoso (DV) na dopplerfluxometria, por apresentarcorrelação direta com níveis de hematócrito e hemoglobina, é utilizada como parâmetro não invasivo para predizer anemia fetal em gestantes aloimunizadas.
E
Os fetos anêmicos de gestantes sensibilizadas apresentam diminuição do débitocardíaco e estado hipodinâmico na dopplerfluxometria evidenciado pela diminuição nas velocidades de fluxo em alguns vasos como artéria esplênica (AE) e artéria cerebral média (ACM).