Assinale a alternativa correta quanto aos modelos de proteção social em saúde.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2011
Residência (Acesso Direto)
alternativa-quanto-aos12d350ab1c
A
No modelo de proteção residual, o Estado não assume para si a responsabilidade de garantia da proteção universal à saúde e protege apenas alguns grupos mais pobres.
B
Os sistemas de seguro social em saúde do tipo bismarkiano têm financiamento baseado nas contribuições de empregados e empregadores e, desde seus primórdios, na Europa, foram organizados por categoria funcional de trabalhadores, possibilitando a universalização do acesso.
C
O modelo Semashko, instituído na Rússia, com a revolução soviética de 1917, constituiu um sistema público universal, cujos exemplos bem-sucedidos extinguiram-se com a dissolução da União Soviética.
D
Os modelos universais de proteção à saúde, correspondentes ao sistema de proteção social do tipo seguridade social, concretizam-se em sistemas nacionais de saúde financiados com recursos privados provenientes dos impostos gerais, sendo os mais eficientes, com maior impacto positivo sobre as condições de saúde.
E
A atual reforma proposta para o sistema de saúde dos EUA, ao confirmar-se como um sistema fundado no asseguramento privado e na taxação compulsória dos não assegurados, para viabilizar seu atendimento pelo pacote garantido pelo Estado, alcançará, finalmente, as conquistas de um sistema de seguridade universal e com base de financiamento solidário.