Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
alternativa493af5a0a
Assinale a alternativa CORRETA: 
A
Glomerulonefrites rapidamente progressivas são a maior causa de insuficiência renal crônica dialítica em nosso país devido ao fato de serem tardiamente diagnosticadas e pouco tratadas. 
B
Ressonância nuclear magnética com uso de gadolínio está indicada em pacientes com insuficiência renal crônica estágio 4 pelo risco de piora da insuficiência renal com possibilidade de evolução para doença renal crônica dialítica pelo uso de contraste iodado, sendo que o gadolínio é dialisável e, dessa forma, não leva à piora da função renal. 
C
Controle de glicemia e hipertensão arterial nos pacientes diabéticos, hipertensos ou ambos é fundamental para a redução do ritmo da progressão de doença renal crônica. 
D
Exame de urina tipo I, bem como tomografia renal com contraste iodado, faz parte do protocolo de avaliação de litíase renal na emergência. 
E
Paratormônio é um bom exame na sala de emergência para o diagnóstico de LRA, já que ainda não temos uso de NGAL disponível na sala de emergência e a creatinina é um marcador ruim de função renal, pois se altera tardiamente e depende de massa muscular, bem como dos estados edematosos dos pacientes.