Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2006
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
alternativa86d4bb0207
Assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o controle da natalidade: 

Laurenti, R. “Transição Demográfica e Transição Epidemiológica” SINGER, P; CAMPOS, O; OLIVEIRA, E. M. de. Prevenir e curar: O controle social através dos serviços de saúde. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2ª ed., 1981. 

Rizzotto, M L F. O Banco Mundial e as políticas de saúde no Brasil nos anos 90: um projeto de desmonte do SUS. Campinas, SP. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2000. 

Gorz, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. 
A
O ritmo do crescimento populacional brasileiro atingiu seu ápice nas décadas de 50 e 60, onde as taxas médias de crescimento encontravam-se em torno de 2,9% ao ano, contribuindo para a argumentação favorável ao controle da natalidade. 
B
Nas décadas mais recentes, a preocupação com o controle da natalidade reaparece, embora as taxas de crescimento populacional no Brasil estejam em torno de 1%, marcadamente visando reduzir a reposição da parcela da população agora desnecessária para a produção industrial. 
C
O controle de nascimento nas populações pobres, num momento em que o exército de reserva começa a extrapolar os limites recomendáveis, impõe-se como condição para a manutenção do estilo de vida criado pelo capitalismo industrial, privilégio de uma minoria. 
D
O controle do nascimento de pobres constitui uma estratégia fundamental para a promoção do crescimento econômico e redução da pobreza nos países “em desenvolvimento”, - uma vez que isto resultaria na diminuição da necessidade de investimentos em áreas sociais e, consequentemente, no aumento de recursos disponíveis para as áreas produtivas. 
E
Quanto mais desenvolvida a produção capitalista, mais prescinde de trabalho vivo, o que resulta em desemprego para parcelas cada vez maiores da população, origem estrutural do aumento da pobreza, independente das taxas de natalidade.