Questão
SP - Hospital Austa - Centro Médico Rio Preto - AUSTA
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ambulatorio-residente123bac3febb
No ambulatório, o residente de clínica médica inicia a investigação de anemia de um paciente com doença renal crônica. Ele está assintomático e seus exames demonstram: hemoglobina 8, 5 g/dl; hematócrito 25%; taxa de reticulócitos corrigido 1,0%; ferritina sérica 50 μg/L (normal: 50 a 200) ; Ferro sérico 40 μg/dl (normal: 50 a 150 μg/dl); TIBC 280 μ/dl (normal: 300 a 360) e saturação de transferrina 15% (normal: 30% a 50%). No retorno ao ambulatório, fez o cálculo do clearance de creatinina (taxa de filtração glomerular), estimado em 30 ml/min/ 1,73 m² de superfície corporal. Com esses exames, ele indicou uso de eritropoietina (EPO) 3 vezes por semana calculada pelo peso do paciente.

Sobre a conduta do médico residente, é CORRETO afirmar que está:
A
Equivocada porque a dose de eritropoietina nos pacientes anêmicos e com doença renal crônica é constante, independente do clearance de creatinina e do peso.
B
Errada, pois a dose de eritropoietina deve ser calculada, de acordo com o nível de hemoglobina e hematócrito do paciente com doença renal crônica e anêmico.
C
Equivocada, pela necessidade de investigar anemia ferropriva e pela prescrição de eritropoietina antes de repor os estoques de ferro.
D
Acertada, pois o paciente estava anêmico e eritropoietina deve ser usada em pacientes com doença renal crônica e anemia.