A amenorreia é a ausência de menstruação e pode ser causada por diferentes condições. Para a adequada avaliação etiológica eterapêutica, devem ser realizados a história clínica e o exame físico detalhados, além de exames laboratoriais e de imagem indicados de forma criteriosa. Quanto às amenorreias primárias, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre as causas hereditárias de amenorreia primária, a mais comum é a decorrente do hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático, que, quando associado à alteração olfatória com anosmia ou hiposmia, caracteriza a Síndrome de Kallman.
II. Numa paciente com amenorreia primária, apresentando níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) normais, os fatores causais da amenorreia serão os distúrbios da ovulação e a insuficiência ovariana.
III. A solicitação de cariótipo é particularmente indicada nas pacientes que apresentam amenorreias primárias hipergonadotróficas.
IV. As características das amenorreias primárias, resultantes da agenesia mülleriana, estão ligadas aos níveis elevados de FSH e de testosterona.
Das afirmativas, estão corretas