A amitriptilina é um medicamento pertencente à classe dos antidepressivos tricíclicos. Entre as principais indicações desse medicamento, encontra-se o transtorno depressivo maior, a cefaleia tensional, a migrânea, a fibromialgia e a neuropatia periférica. Essa droga:
Questão
GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES GO
2017
Residência (Acesso Direto)
amitriptilina-e352c82d9b7
A
É contraindicada para pacientes com infarto agudo do miocárdio e portadores de bloqueio de ramo. A atividade antimuscarínica, antialfa-1 adrenérgica e a capacidade de bloquear canais de sódio no miocárdio a tornam uma droga potencialmente prejudicial para vários pacientes.
B
Tem ação antialfa-2 adrenérgica, histamínica e antimuscarínica. A utilização na população idosa com depressão é benéfica, pois está associada à melhora do sono, apetite e cognição.
C
Modula vias noradrenérgicas, sendo essa a causa da melhora dos quadros álgicos, sem inibir a recaptação de serotonina ou dopamina. É contraindicada em cardiopatas e no íleo paralítico pela ação anticolinérgica.
D
É contraindicada para diabéticos, hipertensos e idosos devido à capacidade de levar a ganho de peso, constipação intestinal, sonolência e picos hipertensivos. Apesar disso, a atividade noradrenérgica e serotoninérgica a fazem um potente antidepressivo.