Em uma amostra aleatória de base populacional, composta de 1.020 mulheres na faixa etária entre 20 e 60 anos, Hartmann et al. conduziram, entre março e novembro de 2003, uma investigação sobre hipertensão arterial (HA) na cidade de São Leopoldo (RS). Os níveis de pressão arterial foram mensurados durante uma única visita domiciliar, e questionários padronizados, nos quais se incluíam variáveis demográficas, socioeconômicas, obstétricas, morbidades e hábitos de vida, foram aplicados às mulheres. O desfecho foi definido pela presença de níveis tensionais iguais ou maiores que 140 x 90 mmHg e/ou com medidas inferiores, mas com uso de medicação anti- hipertensiva. Do total de entrevistadas, 267 apresentavam HA e, após controle dos fatores de confusão, verificou-se associação estatisticamente significante (p < 0,05) entre HA e idade, cor da pele, estado civil, história familiar de hipertensão arterial, escolaridade e estado nutricional. Em relação à investigação de Hartmann et al., é correto afirmar que:
Questão
PE - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Hospital das Clínicas de Pernambuco - HC)
2008
Residência (Acesso Direto)
amostra-aleatoria15277de1b2f
A
a incidência de hipertensão arterial foi de aproximadamente 26%.
B
a medida de associação deste tipo de estudo é o risco relativo.
C
em relação a todas as variáveis associadas com hipertensão arterial, pode-se estabelecer a sequência temporal correta entre causa e efeito.
D
quando se testou a associação entre HA e idade, cor da pele, estado civil, história familiar de hipertensão arterial, escolaridade e estado nutricional, a hipótese nula foi rejeitada.