Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
analisar-exames-pre6978d82b59
Ao analisar os exames de pré-natal de uma paciente secundigesta de 27 anos, identifica-se que esta é portadora do HBsAg. Em seguida, o médico assistente solicita outros exames que revelam ser ela portadora de HBeAg negativo, anti-HBe positivo, anti- HD negativo e anti-HBs negativo, e que seu primeiro filho de 6 anos possui o HBsAg negativo, anti-HBC IgG negativo e anti-HBs positivo. Sobre o quadro descrito, é correto afirmar: 
A
O primeiro filho desta paciente já está imune, dada a provável imunidade natural por contato direto com o vírus.
B
Para diminuir o risco de transmissão vertical, a mãe deverá ser tratada com o interferon peguilado por 24 semanas. 
C
A paciente é uma portadora inativa do vírus da hepatite B, fase não replicativa, devendo ser tratada somente com o tenofovir por ser droga segura na gestação. 
D
Apesar de formalmente indicado o tratamento, deve-se aguardar o parto para se instituir a terapêutica com o entecavir ou com o tenofovir.
E
Deverá ser efetuada a imunoprofilaxia, com a administração ao recém-nascido de vacina contra a hepatite B e imunoglobulina específica até 12 h, após o parto.