A anatomia da pelve feminina deve ser bem estudada pelos médicos, seu conhecimento tem implicações no parto vaginal, na boa técnica das cirurgias pélvicas, nos tratamentos fisioterápicos de incontinência urinária, na investigação de sintomas na região da pelve, entre outras implicações de grande relevância clínica. Sobre a anatomia da pelve feminina, é CORRETO afirmar que:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2023
Residência (Acesso Direto)
anatomia-pelve512bfcf0c1
A
As artérias uterinas e artérias ovarianas são responsáveis por grande parte do fluxo sanguíneo do útero, tendo ambas suas origens nas artérias ilíacas internas e suas ligaduras fazem parte de uma importante estratégia de contenção de sangramento excessivo principalmente no período pós-parto.
B
Os músculos do diafragma urogenital reforçam a parede anterior do diafragma pélvico, intimamente relacionados a vagina e uretra e são ativados nos tratamentos fisioterápicos da incontinência urinária.
C
O sexo genético é determinado na fertilização, o desenvolvimento básico do embrião é masculino, necessitando da produção de fator de crescimento gonadal, codificado pelo cromossomo X.
D
As anomalias útero-vaginais apesar de próximas, dificilmente ocorrem simultaneamente com malformação do sistema urinário pelas origens genéticas em estruturas diferentes que não exercem influência entre si.