Questão
PR - Hospital San Julian HSJ PR
2023
Residência (Acesso Direto)
and-34-2000-foi-criada967b6527ce
"Em 2000, foi criada, pela Lei nº 9.961/2000, a Agência Nacional de Saúde (ANS) - autarquia responsável pela regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades de assistência suplementar à saúde. Diferente da experiência de outros países, nos quais a saúde suplementar é feita a partir da própria atividade econômica, o governo brasileiro optou por regular o que é oferecido pelos planos de saúde, tendo como principais objetivos corrigir as distorções quanto às seleções de risco e preservar a competitividade do mercado". Saúde suplementar no Brasil: o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar na regulação do setor. Physis. 2008. Assinale a alternativa correta:
A
O atual modelo do sistema de saúde suplementar brasileiro tem como base a lógica biomédica com foco na doença, a excessiva medicalização e o privilégio do uso de tecnologias nas práticas de cuidado.
B
Ao contrário do observado no SUS (Sistema Único de Saúde), não há no sistema privado a cultura de um arranjo que favoreça a constituição de linhas de cuidado que incorporem estratégias de promoção conjuntamente à assistência, como ocorre em modelos que têm a coordenação do cuidado na APS (Atenção Primária a Saúde).
C
A ANS tem estimulado as operadoras de planos de saúde a repensarem a organização do sistema de saúde suplementar e a formularem medidas para a adoção de modelos assistenciais estruturados no cuidado integral, com ênfase na promoção e na prevenção da saúde dos beneficiários.
D
O modelo de remuneração médica que predomina na maior parte dos serviços é o fee-for service (pagamento por serviços), que estimula a sobreutilização, não favorece ""ações robustas para mudança comportamental e de reconhecimento e abordagens precoces de fatores de risco para adoecimento"", associa-se com uma distribuição desigual dos médicos em relação às suas especialidades com concentração em áreas de maior rentabilidade, diminui o limiar para a prescrição de intervenções invasivas e exames complementares, muitas vezes desnecessários, aumenta o número de consultas e procedimentos.
E
Todas as alternativas estão corretas.