Questão
RJ - Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso (Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano - HCTCO )
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
and-34-Doutor-senhor92dcb33c80
"Doutor, o senhor poderia me informar uma boa vitamina para que meu filho possa crescer mais e engordar?"; "D. Francisca não há necessidade do uso de vitaminas para que seu filho engorde ou cresça. O fundamental é que ele tenha saúde e não ganhe peso".

O diálogo hipotético acima é frequentemente presente nas Unidades de Saúde revelam muitas crenças à respeito da necessidade ou da suplementação alimentar por parte da população em geral.

Em relação a suplementação de vitaminas e minerais em crianças podemos afirmar que todas as assertivas são verdadeiras com, exceção de:
A
A OMS refere como ponto de corte a taxa de < 11 g/dl em relação a hemoglobina e < 33% para o hematócrito em crianças de 06 meses e 5 anos para definir anemia.
B
A utilização de leite de vaca em detrimento de outros alimentos ricos em ferro constitui um risco para o desenvolvimento de anemia, por causa de sua baixa biodisponibilidade e baixa densidade de ferro, além de sua associação com micro hemorragia.
C
Em geral, a criança bem amamentada exclusivamente até os 6 meses de vida por uma mãe bem nutrida, não necessita de suplementação com vitaminas, nem mesmo da vitamina K e da vitamina D, ainda que fosse em situações selecionadas, como vinha sendo defendido por alguns estudos.
D
A parasitose intestinal não pode ser considerada necessariamente um fator etiopatogênico importante da anemia no Brasil. Há estudos realizados em crianças de crianças de diferentes níveis socioeconômicos, em que foi verificada elevada prevalência de parasitose em menores de 2 anos de baixa renda, sendo a proporção de anêmicos entre os não parasitados significativamente maior do que entre os parasitados.
E
Recomenda-se administrar de 200 a 400UI/dia de vitamina D as crianças que apresentam os seguintes fatores de risco: prematuridade, pele escura e exposição inadequada à luz solar.