Questão
PR - Hospital San Julian HSJ PR
2023
Residência (Acesso Direto)
and-34-epidemia-tabaco137456f8f52
"A epidemia de tabaco é principal causa de morte, doença e empobrecimento. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são resultados de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Quase 80% dos mais de 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, onde a carga das doenças relacionadas ao tabaco e a morte é mais pesada. Os usuários de tabaco que morrem prematuramente privam suas famílias de renda, aumentam o custo dos cuidados de saúde e impedem o desenvolvimento econômico." (Organização Pan-Americana da Saúde) Com relação a farmacoterapia para abstinência do tabaco, assinale a alternativa correta:
A
Terapia de reposição de nicotina, vareniclina, vimpocetina, citisina, bupropiona e recentemente a vacina de nicotina têm  demonstrado eficácia como auxílios para parar de fumar. O tratamento farmacológico deve ser mantido por pelo menos 03 meses para obter resposta satisfatória reduzindo os sintomas de abstinência de nicotina.
B
O adesivo de nicotina tem um padrão de liberação de nicotina de ação prolongada e início lento, que produz um alívio relativamente constante de abstinência em 24 horas. A dosagem inicial do adesivo é determinada pelo horário do dia que o primeiro cigarro é fumado e não há relação com o peso do paciente.
C
A vareniclina reduz os sintomas de abstinência de nicotina agindo como um agonista parcial no receptor nicotínico alfa-4 beta-2. Ele bloqueia a ligação da nicotina ao receptor, interrompendo os efeitos de reforço da nicotina que levam à sua dependência. Entretanto o uso deste medicamento está associado ao risco aumentado de suicídio e aumento do risco cardiovascular.
D
A bupropiona atua aumentando a liberação noradrenérgica e dopaminérgica do sistema nervoso central. Sendo esta uma droga eficaz para auxílio na abstinência do tabaco. Este medicamento deve ser usado com cautela e em algumas situações contraindicado em pacientes com distúrbio convulsivo ou predisposição a convulsões uma vez que reduz o limiar convulsivo.
E
Não há evidência de aumento na eficácia da abstinência do tabaco com a associação da terapia de reposição de nicotina com a vareniclina ou bupropiona. Sendo este último propenso a ocasionar aumento do risco de suicídio e desordens psiquiátricas com maior frequência quando associado a goma de nicotina ou ao cigarro eletrônico.