"As famílias, diante de problemas de saúde, articulam mecanismos próprios de enfrentamento, baseados nas suas crenças e valores culturalmente instalados, assim como na oferta e disponibilização de recursos sanitários" (CHAPADEIRO, 2011, p.14). Dessa forma, é fundamental que o sistema de saúde e as políticas públicas para o setor atuem de forma a minimizar as possíveis vulnerabilidades existentes. Em relação à família e a relação com o sistema de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O sistema de saúde deve reafirmar a família como sujeito do processo de cuidado, garantindo o acesso pleno às políticas públicas de saúde, enquanto direito de cidadania.
( ) As políticas sociais e os programas assistenciais são irrelevantes para a redução de vulnerabilidades, não interferindo efetivamente nos níveis de saúde das famílias.
( ) Aspectos como saneamento básico, condições de moradia, trabalho, renda familiar e acesso aos serviços de saúde devem ser considerados na organização das ações de saúde.
( ) As ações e serviços de saúde direcionados para famílias e a comunidade se constituem em intervenções coletivas, fragilizando o olhar para as demandas individuais dos usuários.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é: