Os anestésicos venosos são utilizados para indução ou manutenção anestésica, alguns para hipnose e outros para analgesia, dependendo dos mecanismos de ação e dos efeitos hemodinâmicos. No caso dos anestésicos venosos:
Questão
GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES GO
2017
Residência (Acesso Direto)
anestesicos-venosos-sa3179918531
A
Os opioides, como a morfina e o fentanil, são usados por sua capacidade de produzir analgesia. Suas ações podem ser revertidas por um antagonista como a naltrexona.
B
O propofol é pouco usado para indução, mas muito utilizado para manutenção, sobretudo nos procedimentos curtos de cirurgia ambulatorial, em que a eliminação rápida favorece a recuperação imediata e a alta precoce.
C
A quetamina tem a propriedade incomum de diminuir o débito cardíaco mediante redução dos impulsos simpáticos; por isso, às vezes, é contraindicado em situações de traumatismo de emergência. No entanto, pode também provocar alucinações desagradáveis.
D
O etomidato é um imidazol usado para indução de anestesia porque sua cinética é semelhante a do propofol. Esse agente causa depressão cardiopulmonar máxima, talvez em razão da peculiar ação no sistema nervoso simpático.