Nos anos 90, após a criação do SUS e a partir da luta do movimento indígena, foi regulamentada a Lei Arouca, que instituiu o Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (SasiSUS), com o objetivo de garantir aos povos indígenas o acesso à atenção integral à saúde e contemplando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política. Como é estruturado o atendimento aos povos indígenas dentro do SasiSUS?
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2025
Residência (Acesso Direto)
anos-90-apos-criaca69e787dba7
A
É um sistema de saúde à parte do SUS, gerido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e se organiza em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que executam ações de atenção à saúde, saneamento básico, gestão, apoio técnico e apoio ao controle social dos povos indígenas.
B
É gerido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e organiza o atendimento das populações indígenas por meio de missões periódicas realizadas por equipes multiprofissionais com objetivo de trazer as pessoas doentes para atendimento nos serviços do SUS mais próximos de seus territórios.
C
É gerido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e prevê o atendimento das pessoas indígenas nos serviços de atenção primária, secundária, terciária e quaternária destinados à toda população.
D
É gerido pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e se organiza em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que executam ações de atenção à saúde, saneamento básico, gestão, apoio técnico e apoio ao controle social dos povos indígenas.