Os antipsicóticos são medicações muito utilizadas desde a década de 1950 para tratamento de doenças psiquiátricas crônicas como a esquizofrenia e o transtorno afetivo bipolar e, também, muito utilizados para controle comportamental em pacientes com demências de diversas etiologias. Essas medicações são classicamente separadas em antipsicóticos típicos (ou de primeira geração) e antipsicóticos atípicos (de segunda geração). A respeito desse tema, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
( )Aripiprazol, Clozapina, Lurasidona, Quetiapina e Olanzapina são classificados como antipsicóticos de segunda geração e possuem maior risco de discinesia tardia e efeitos colaterais extrapiramidais do que os antipsicóticos de primeira geração.
( )O mecanismo de ação dos antipsicóticos é o agonismo pós-sináptico de receptores dopaminérgicos D2 e D3.
( )Ganho de peso, diabetes, dislipidemia e o aumento do risco cardiovascular são efeitos colaterais possíveis dos antipsicóticos.
( )São efeitos raros e graves relacionados ao uso de antipsicóticos a agranulocitose, aumento do intervalo QT e morte súbita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.