Em relação aos meios de diagnóstico de tromboembolismo venoso profundo (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP), é correto afirmar:
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
aos-meios-diagnostico189afcbe25
A
O ecodoppler colorido é o método de escolha para o diagnóstico de TVP com 70% de sensibilidade e apresenta menor acurácia em veias distais de membros superiores e em pacientes assintomáticos.
B
Nos casos de critérios de Wells com moderada e alta probabilidade na TVP, não há necessidade de se solicitar o D-dímero e tratar, caso o ecodoppler colorido esteja alterado.
C
Nos critérios de PEPSI simplificado, somente nos casos de pontuação zero, há baixo risco de TEP e entre os itens discriminatórios há idade superior a 60 anos, pressão sistólica abaixo de 100 mmHg, saturação de O2 menor que 50% e história de neoplasia.
D
Em pacientes com alto risco de TEP, pelos critérios de Wells ou de Genova, manter a investigação com o D-dímero e se este for alterado proceder à angiotomografia pulmonar.
E
O d-dímero é um exame essencial para se indicar a anticoagulação em paciente com alta suspeita de TEP.