Em relação às doenças emergentes e reemergentes, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2018
Residência (Acesso Direto)
as-doenc-emergentes1164b13089
A
A malária é uma doença com alto potencial epidêmico, sofrendo variações bruscas de acordo com variações climáticas e socioambientais e, principalmente, variações na qualidade e quantidade de intervenções de controle.
B
A área endêmica da malária no Brasil compreende a região amazônica brasileira, incluindo os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Porém, o Piauí possui transmissão residual de malária.
C
O óbito por malária nas áreas extra-amazônicas ocorre, na maior parte das vezes, em pessoas que foram infectadas em outros países ou em estados da região amazônica e não receberam diagnóstico e tratamento adequados e em tempo oportuno.
D
A circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue, (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4) e dos vírus chikungunya e Zika, é um desafio para a assistência e também para a vigilância no Brasil, desde os idos de 1986. São doenças com sinais clínicos similares, dificultando a suspeita inicial e, consequentemente, impactando as notificações, as quais, até o momento, superestimam a dengue e subestimam as demais.
E
A importância da influenza como questão de saúde pública cresceu após o ano de 2009, quando se registrou a primeira pandemia do século XXI, devido ao vírus influenza A (H1N1) pdm09, com mais de 190 países notificando milhares de casos e óbitos pela doença. Verifica-se maior gravidade em idosos, crianças, pessoas com comprometimento imunológico, cardiopatias e pneumopatias, entre outros.