Em relação às fístulas digestivas pós-operatórias, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2017
Residência (Acesso Direto)
as-fistulas-digestivas10ce1b5ac2
A
Devido à presença de enzimas digestivas proteolíticas, as fístulas duodenais de alto débito apresentam risco elevado de lesão cutânea, desnutrição e distúrbios hidroeletrolíticos.
B
A abordagem terapêutica das fístulas enterocutâneas pós-operatórias está centrada na prevenção e no tratamento da desnutrição, da sepse, dos distúrbios hidrossalinos e dos cuidados com a pele.
C
A presença de fístula de coto duodenal após Gastrectomia Parcial e reconstrução em Y de Roux inviabiliza a utilização do suporte nutricional enteral, pois implica um aumento do débito diário do efluente da fístula e retardo no fechamento espontâneo.
D
A abordagem inicial das fístulas digestivas pós-operatórias é essencialmente clínica, embora em situações de coleções, abscessos e peritonite haja necessidade de controle mecânico do foco.
E
As fístulas enterocutâneas pós-operatórias múltiplas, com trajetos curtos, obstrução de fluxo distal e labiadas (com exposição da mucosa) apresentam menor probabilidade de fechamento espontâneo.