Em relação às lesões traumáticas de intestino delgado, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2019
Residência (Acesso Direto)
as-lesoes-traumaticas12499109d3
A
O paciente portador de tatuagem traumática no abdome provocada pelo mau posicionamento do cinto de segurança tem a probabilidade aproximada de 65% de lesão intestinal.
B
A punção abdominal com lavado peritoneal por ser método invasivo tem sido pouco utilizado pois, é pouco sensível para diagnosticar uma lesão intestinal. No entanto, a presença de líquido entérico e/ou bile nessa eventual punção, associado ao número de leucócitos maior do que 500/ml e a níveis elevados de fosfatase alcalina maiores do que 20UI/ml, diagnostica a lesão intestinal e justifica a exploração cirúrgica.
C
Durante o ato cirúrgico de pacientes diagnosticados e tratados tardiamente com trauma de intestino delgado, a sutura primária é uma boa opção para os casos de lesão com bordas friáveis e inflamadas, uma vez que a vascularização intestinal é abundante e o risco de fístula pós-operatória ou de deiscência da sutura é relativamente baixo.
D
As lesões intestinais encontradas devem ser classificadas de acordo com os critérios propostos pela Associação Americana de cirurgia do Trauma. Lesões de intestino delgado grau III correspondem a transecção do intestino delgado sem perda tecidual.
E
A Tomografia (TAC) de abdome com contraste endovenoso e via oral normal exclui lesão intestinal. A acurácia desse exame para o diagnóstico da lesão de intestino delgado aumenta com o passar do tempo. Sinais como espessamento da parede de alça maior do que 3mmm e circunferencial, e, presença de liquido livre na ausência de lesão de víscera maciça são indicativos de lesão intestinal na TAC.