Em relação às lesões granulomatosas, assinale a alternativa correta.
Questão
Título de especialista em dermatologia (TED) 1º fase
2019
Título de Especialista
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
as-lesoes9eef2cae0
A
O substrato anatomopatológico do granuloma anular, na forma intersticial, revela histiócitos epitelioides entre os feixes de colágeno separados por mucina e linfócitos ao redor de vasos na derme superficial e na profunda.
B
O substrato anatomopatológico do granuloma anular, na forma granulomatosa necrobiótica, revela dermatite granulomatosa com linfócitos dispostos em paliçada ao redor de áreas de necrose de colágeno, ausência ou pouca quantidade de mucina e grande quantidade de plasmócitos. Esses achados ajudam a diferenciar o granuloma anular da sarcoidose.
C
O substrato anatomopatológico da necrobiose lipoídica nas lesões recentes revela infiltrado inflamatório perivascular superficial e profundo rico em plasmócitos e macrófagos. Além disso, há vasculite leucocitoclástica e granulomatosa responsável pela necrose de anexos.
D
O substrato anatomopatológico da sarcoidose está representado pelo granuloma eosinofílico caseoso, envolto por espesso infiltrado linfocitário no órgão acometido, com focos de vasculite de pequenos vasos.