Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2019
Residência (Acesso Direto)
asfixia-perinatal-pode806099208e
A asfixia perinatal pode desencadear vasoconstrição periférica, hipoxemia tecidual, diminuição da contratilidade miocárdica, bradicardia e, eventualmente, parada cardíaca no recém-nascido. A ventilação com pressão positiva (VPP) adequada reverte esse quadro na maioria dos pacientes. Mas quando não há reversão é provável que hipoxemia e acidose metabólica importante estejam deprimindo o miocárdio. Nesse caso, a massagem cardíaca está́ indicada. Considerando as Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria quanto à Reanimação do Recém-Nascido na Sala de Parto, assinale a alternativa correta.
A
A massagem cardíaca só é indicada se, após 30 segundos de VPP com técnica adequada, a frequência cardíaca estiver abaixo de 50 bpm.
B
Como a massagem cardíaca diminui a eficácia da ventilação, as compressões só devem ser iniciadas quando a expansão e a ventilação pulmonares estiverem bem estabelecidas, por meio de cânula traqueal e uso de concentração de oxigênio de 60-100%.
C
A técnica dos dois dedos é mais eficiente, pois gera maior pico de pressão sistólica e de perfusão coronariana, além de ser menos cansativa. 
D
A ventilação e a massagem cardíaca devem ser realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 5:1, ou seja, 5 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto.
E
A melhora é considerada quando, após a VPP acompanhada de massagem cardíaca por 30 segundos, o recém-nascido apresenta frequência cardíaca > 60 bpm, estando indicado, nesse momento, a interrupção das compressões torácicas.