Assinale a assertiva correta sobre o diagnóstico laboratorial de distúrbios tireoidianos.
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2020
Residência (Acesso Direto)
assertiva-diagnostico11a0224a4c
A
Por definição, para o diagnóstico de hipotireoidismo subclínico, o paciente deve apresentar alteração nos exames de função tireoidiana (TSH elevado e T4 livre reduzido) e ausência completa de sintomas da doença.
B
Para o diagnóstico de hipotireoidismo subclínico, uma única dosagem de TSH com valor moderadamente elevado e de hormônios periféricos com valores normais é suficiente.
C
T3 é a forma biologicamente ativa dos hormônios tireoidianos, sendo sua dosagem fundamental para o diagnóstico tanto de hipotireoidismo quanto de hipertireoidismo.
D
Dosagem de TSH é o principal exame para avaliação da suspeita de hipotireoidismo, pois sua técnica laboratorial é mais acurada do que a dos hormônios periféricos; pequenas mudanças na secreção de T3/T4 são acompanhadas de variações de maior magnitude no TSH.
E
Dosagem de TSH é exame de grande utilidade para o rastreio e diagnóstico de hipotireoidismo, pois com apenas um teste laboratorial é possível diagnosticar e diferenciar distúrbios primários (tireoidianos) de secundários/terciários (hipotálamo- hipofisários).