Na assistência ao parto, a monitorização do bem-estar fetal é imperiosa. Com relação a esse cuidado, é CORRETO afirmar que:
Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2018
Residência (Acesso Direto)
assistencia-parto20bc04e29b
A
Se deve acompanhar o partograma de maneira que os controles da Frequência Cardíaca Fetal (FCF) sejam feitos em cada avaliação, que deve ser de hora em hora ou a cada duas horas.
B
A presença de líquido meconial denota um processo de centralização fetal com desvio de sangue para os órgãos nobres (sofrimento fetal compensado), acelerando o trânsito intestinal, relaxando os esfíncteres e eliminando mecônio; assim o parto deve ocorrer o mais breve possível.
C
As desacelerações precoces são indicativas de hipoxemia fetal e, na sua presença, deve-se administrar oxigênio e acelerar o parto.
D
A diminuição da variabilidade dos batimentos cardíacos fetais no intraparto traduz acidemia fetal com piora do seu prognóstico.
E
Com taquissistolia, a Frequência Cardíaca Fetal (FCF) poderá ficar alterada, sendo que a retirada da ocitocina, se estiver sendo utilizada, a administração de uterolítico ou até mesmo a mudança de decúbito poderão reverter o quadro distócico e levar a FCF ao padrão de normalidade.