A associação complementar da colposcopia com a colpocitologia oncótica trouxe a possibilidade de estudar a presença de lesões no colo uterino e na vagina, principalmente, com a definição da localização e gravidade das lesões, facilitando assim a detecção precoce de alterações pré-invasivas e invasivas do colo uterino. O achado que tem indicação absoluta de biópsia do colo uterino na colposcopia é o(a):
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2020
Residência (Acesso Direto)
associaca-complementar6499e1af67
A
achado de epitélio acetobranco tênue em mulher com 18 anos, e exame citopatológico compatível com células escamosas atípicas.
B
achado de epitélio acetobranco denso em gestante de 18 semanas com exame citopatológico de lesão intraepitelial de alto grau.
C
achado de vasos atípicos em mulher de 35 anos na 25ª semana de gravidez e exame citopatológico com achado de lesão intraepitelial de alto grau.
D
captação negativa do iodo em mulher de 42 anos com exame citopatológico compatível com células glandulares atípicas de significado indeterminado, quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau.
E
achado de mosaico fino e epitélio acetobranco com bordas irregulares em mulher de 30 anos.